Ir para o conteúdo
DEZ
20

4ª reunião sobre a implementação do bilhete eletrônico para passeios náuticos

Sexta, 20/12/2019

Na manhã desta sexta-feira (20), aconteceu a 4ª reunião do Grupo de Trabalho Especial para discutir a implementação da bilhetagem eletrônica do passeio náutico em Arraial do Cabo. Representantes da Prefeitura, da Colônia de Pescadores e Associação dos Caiqueiros da Praia Grande se reuniram na Casa do Educador.

Durante a explanação, foram levantadas e esclarecidas questões pertinentes ao tema e que são de grande valia para que todos os interessados entendam como será o processo de implementação do bilhete eletrônico. Na discussão foram explicados pontos importantes como a transparência e o ordenamento que a bilhetagem trará ao setor turístico, beneficiando também os extrativistas. Outro ponto bastante comentado foi o repasse dos valores arrecadados, garantindo acesso público a todas as informações publicadas.

A iniciativa atende a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro e vai tratar o meio de venda do passeio náutico, hoje realizado por cada barqueiro de forma independente. Os estudos são feitos há 1 ano e a proposta é implementar a bilhetagem eletrônica, ou seja, a venda dos passeios via internet, através de site específico. 

O objetivo é propor transparência, ordenamento e controle da atividade que é uma das principais rendas da cidade, além de discutir o papel do pescador, para que este seja inserido na profissionalização do turismo por estar diretamente envolvido na área marítima e na beira da praia. A empresa que controlar a bilhetagem também ficará responsável pelo funcionamento geral, fiscalização, venda, embarque e outros pontos acerca da atividade. 

A discussão sobre as regras da bilhetagem eletrônica é uma sugestão do Ministério Público que solicitou modificações no projeto de lei apresentado anteriormente. Uma nova reunião está marcada para o dia 20 de janeiro e a Audiência Pública acontecerá no dia 31 do mesmo mês.